Na hora de decidir se o seu casamento será pela igreja ou apenas pelo civil, não tenha apenas em conta a ideia que tem desde sempre. Em Portugal, a grande maioria dos casamentos são católicos, no entanto, não siga por esta via apenas por tradição. Os casamentos católicos seguem um procedimento próprio baseado nos seus valores e crenças que devem ser respeitados pelos crentes e não crentes. Como tal, se você e o seu companheiro são baptizados mas nunca vão à igreja ou a locais religiosos, nem rezam, então é melhor reflectir bem e talvez até consultar um pároco para pedir opinião. Afinal, este dia vai ficar para sempre nas vossas vidas. Além disso, os padres podem recusar casar se considerarem que o casal não segue os preceitos católicos. Esta é das principais decisões para ser tomada em conjunto pois implica a fé dos 2.

1. Caso opte pela cerimónia religiosa, consulte o seu padre ou pastor para decidirem data, local, tratar do registo civil, certidão de baptismo e ainda das sessões pré-nupciais que podem ou não existir.
2. Durante a cerimónia é necessário ter cuidado com a roupa pois o padre pode recusar-se a iniciar a celebração devido a algum decote ou comprimento do vestido que ache despropositado.
3. Fale com o padre para pedir indicações quanto ao missal e ao coro. A cerimónia pode ser uma missa completa ou apenas uma celebração sem eucaristia.
4. Cuidado com a decoração da igreja. Esta é a parte mais formal do dia, terá toda a oportunidade de ter arranjos extravagantes na festa.
5. Tenha em atenção com a escolha do padre, pois durante a homilia o padre irá fazer reflexões sobre o casamento e poderão não ir de encontro à forma como olha para esta união.
Sem comentários:
Enviar um comentário